quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013



“Em menos de 60 dias tivemos grandes conquistas na secretaria de saúde”, disse Tércia Lêda

Aconteceu nesta terça-feira, 26, no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES Currais Novos, o I Seminário de Planejamento e Avaliação da Saúde de Currais Novos. O encontro, que é organizado pela secretaria municipal de saúde, conta com a participação dos funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Reabilitação Infantil (CRI), Policlínica, Programa Saúde da Família e dos profissionais da saúde.
Na abertura do encontro, estiveram presentes o prefeito Vilton Cunha, o ex-prefeito Zé Lins, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Sousa, e as vereadoras Maria Aparecida e Josefa Moura. “Em menos de 60 dias de gestão, a prefeitura municipal através da secretaria de saúde, realizou grandes ações no nosso município”, disse a secretária Tércia Lêda.
TRABALHO
Entre as conquistas a secretária destacou a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), de 40% para 60%, com o apoio de duas médicas aprovadas no Provab (Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica); descentralização do agendamento das consultas especializadas e exames de média complexidade, acabando com as filas na Policlínica, e a Central Reguladora dos exames de alta complexidade, servindo de suporte para as cidades circunvizinhas.
A secretária informou que um grupo piloto de combate ao tabagismo será implantando no Hospital Regional de Currais Novos em março, onde os profissionais da saúde serão capacitados por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde para realizarem as ações. O prefeito Vilton Cunha disse que ainda neste semestre será implantado o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que é um dos requisitos para a instalação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e a construção de 6 academias de ginástica, que serão distribuídas pelos bairros da cidade. “Nosso município tem que priorizar a saúde e educação, pois estes são os pilares da vida de qualquer pessoa”, disse. Após os pronunciamentos teve início a palestra “Políticas de Saúde no Brasil: Conquistas e Desafios”, com o Dr. Petrônio Souza.
CAPS AD
A Secretaria municipal de Saúde iniciará em breve o atendimento a dependentes de álcool e drogas na sede do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), sendo este o primeiro passo para a implementação do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). “Estamos preocupados com este crescimento no número de dependentes químicos no município, e o CAPS AD irá ajudar no tratamento dessas pessoas”, disse Tércia. A instalação do CAPS AD no município acontecerá após uma reavaliação do CAPS no município, apresentação da proposta à Bipartite (Comissão Intergestores), e posteriormente, ao Ministério da Saúde.
Prefeito Vilton Cunha falando aos presentes
Fonte: Vlaudey Liberato

Nenhum comentário:

Postar um comentário